quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aniversário: 01 ano de Vaidosa e Prendada!!

Olá, meu povo!!

Depois de mais de 02 meses sem postar nenhuma linha sequer, não poderia deixar de aparecer hoje, nessa semana tão especial para mim, que é o aniversário  de 01 ano do blog!!

Então, a postagem de hoje é para comemorar, contando a  vocês como tudo começou e relembrando tudo o que vivi desde o nascimento do VeP! Senta que lá vem história!!!

bolo--aniversario_7311_1024x768

Imagem retirada do Google

Bem, em 2010 tive um ano complicado. Aconteceram coisas bem chatas comigo, que não caberia aqui detalhar. O que posso dizer é que tive a terrível experiência de uma nova depressão. Sim, ela existe e não é “doença de rico” ou “coisa de gente que não tem o que fazer”. Ela é pior ainda se há uma nova crise. Então, procurei um tratamento e graças a Deus consegui me livrar de mais uma! Na época, minha auto-estima ainda estava baixa, embora não apresentasse os sintomas mais graves.

Num certo domingo, vasculhando a internet e me perguntando em tom filosófico “o que será que eu gosto de fazer por hobby, para que minha vida tenha mais um sentido?”, eu achei a resposta. Gente, é sério, até o ano passado, eu nem sabia o que era blog, quanto mais pra que servia um!

Até que um desses anúncios me levou para o blog Coisas de Diva. Como fiquei encantada! Não tinha ideia das coisas que eu não sabia sobre maquiagem! Aprendi tanto, mas tanto! De lá, fui parar em outros blogs, como o 2 Beauty, Testando Produtos Cosméticos e por aí vai… Quando dei conta, não sabia mais acessar a internet sem ler as postagens e sem interagir com as pessoas!

Daí, o tempo foi passando e eu descobri que poderia criar meu próprio blog, sobre as coisas que vivo no meu dia a dia e tudo aquilo  de que gosto!

O blog nasceu!! *.*

No começo, não sabia lé com cré sobre fotos e edições, links, layout. Algumas pessoas me viraram a cara quando pedi um help… Sim, pedi ajuda a algumas blogueiras mais experientes, pedi humildemente algumas dicas, mas a maior parte delas fez de conta que não ouviu. Só que a vida é bela e recebi uma grande ajuda da Mandi, do Testando Produtos Cosméticos! Trocamos muitos e-mails e nossa, como aprendi! Tava quase entendendo da linguagem em HTML, acreditam?!

O tempo foi passando, eu fui aprendendo com as outras blogueiras (as simpáticas!), a qualidade das postagens melhorou e de repente o número de acessos aumentou muito! Para quem não sabe, eu sou formada em Letras e Literaturas pela UFCE e tenho paixão por escrever desde pequena! Dei essa informação porque um dia me perguntaram “é você mesma quem escreve tudo aquilo…?!”, tipo, “ou você copia postagem dos outros?”, como se eu nunca tivesse a capacidade de escrever bem! Numa festa, a mesma pessoa falou do meu blog para alguns convidados frisando bem: “e é ela quem escreve tudo..!” – Dãã, claro  que sou eu, né, filha…

Aliás, recentemente, copiaram uma postagem  minha inteira, innclusive as fotos que EU MESMA tirei! Minha gente, quando descobri fiquei muito, mas muito chateada porque:

1- EU NUNCA COPIEI NINGUÉM! Nas vezes que peguei fotos que não foram tiradas por mim, eu ao menos dei os créditos de onde tirei, tipo essa aí em cima. Jamais, em tempo algum, você verá uma postagem aqui no VeP com uma linha sequer de plágio.

2 - Só quem mantém um blog DE VERDADE sabe o trabalho que é fazê-lo. Tiramos umas 800 mil fotos para apenas 2 ficarem boas; escrevemos um monte para vir alguém que não precisa disso e copiar você… Se eu não posso ou não tenho nada para postar, não publico nada. A prova é que eu passo um tempo sem escrever, mas copiar os outros só pra dizer que meu blog tem assunto, de jeito algum! Agora entendo as amigas blogueiras que também tiveram conteúdos seus copiados. É triste, viu.

3 - Como disse, a pessoa que copiou não tinha a menor necessidade de fazer o que fez. Eu pensei “mas eu só sou eu, que prestígio eu tenho para que uma pessoa faça plágio da minha produção?” Mesmo sendo “analfaburra” em internet (foi alegado “não sabia que não podia te copiar…” – #ahvá!) –, existe uma coisa pela qual sempre vou primar em minha vida: ÉTICA! E ética está em todos os ramos, meios, segmentos. Ou pelo menos deveria estar. Procuro sempre ter uma conduta com o melhor propósito. Eu poderia ser anti-ética citando o nome e o “blog” da pessoa para dar o troco. Mas se eu fizesse isso, não seria EU.

Bom, depois de acharem que eu não tinha a capacidade de escrever nada sozinha e mesmo assim ainda copiarem um post meu, ainda não tinha acontecido de tudo… Uma vez, ouvi de uma pessoa bem próxima me dizer assim: “você deveria escrever para as empresas falando sobre seu blog, para que elas te pagassem para você fazer uma postagem dos produtos delas… ”. A outra pessoa que duvidou da minha capacidade intelectual uma vez deu a entender que eu estava faturando horrores com o blog… Hahaha!

Sério, me deu azia agora só de lembrar…

Gente, como assim?!?!?!? Lá vai: EU NUNCA FIZ NENHUMA POSTAGEM POR DINHEIRO. E NEM FARIA!! Sabe por que? Existe um ditado muito interessante que diz: “quem aluga a bunda não senta onde quer”. Entenderam? Como eu vou ser falsa ou emitir uma opinião sobre algo que não é verdade, só porque estão me pagando? Tsc, tsc, tsc… Não tem o menor perigo!

Esse episódio me lembrou de esclarecer outra coisa: MEU BLOG NÃO TEM O PROPÓSITO DE ME DEIXAR RICA OU GANHAR MILHÕES DE DÓLARES! Desde o início, o objetivo do blog foi proporcionar a mim uma atividade de prazer, onde eu manteria contato com outras pessoas, aprendesse com elas e ensinasse DE GRAÇA qualquer coisa para alguém. Logo depois que esclareci isso, a pessoa ainda me disse “você perde um tempo danado para falar bem de uma marca que não te dá um centavo? Acho uma burrice…” Pois é. Mal sabe ela que eu é quem acho esse seu pensamento burro. E também creio dispensar mais comentários, não é?!

Outra vez, cheguei para uma conhecida minha, contando toda orgulhosa sobre o blog e ela me veio com essa: “Isso é falta de um filho. Quero ver vc ter tempo dessas coisas tendo que cuidar de criança…” … Preciso mesmo falar alguma coisa sobre o que foi dito? #NÃO!

Bem, aí você pode estar se peguntando: “e o que houve de bom, afinal?” Antes de elencar as maravilhas, todos esses relatos acima são só pra mostrar que SER BLOGUEIRA NÃO É ALGO GLAMOUROSO E NEM ISENTO DE PROBLEMAS! Por melhor que você faça, sempre vão te criticar ou achar que algo está errado… É assim no blog, é assim no trânsito, na vizinhança… é assim na vida.

O que aconteceu de bom é imensuravelmente maior do que todas essas coisas chatas!!! Gente, vocês não têm a menor noção do quanto é bom ler um comentário de vocês! Receber uma sugestão, uma ideia, um elogio…! Não tem preço. Mesmo.

Também não tem preço o contato com outras pessoas, leitores, blogueiras, donas de casa…! Falando nelas, aqui vai meu agradecimento especial por tudo o que fizeram pelo blog, direta ou indiretamente, pelo carinho e pelo aprendizado:

- Mandi, do Testando Produtos Cosméticos, que tanto me ajudou!;

- às meninas do blog Coisas de Diva (Marina, Thaís e Sabrina – professoras excelentes!);

- Marina, do blog 2Beuty, pelas lindas fotos e postagens;

- a doce Kah, do E Aí, Beleza?, pelas suas palavras meigas e carinhosas em todos os meus comentários no blog dela;

- a Fafah, do Panelinha da Fafah, que considero uma amiga de verdade, já que temos muitas coisas em comum;

- a Jacqueline Lira, uma artesã que tive o prazer de conhecer ao realizar uma das postagens e que nos falamos com frequencia;

- A VOCÊ, LEITOR E LEITORA DO BLOG, que é a pessoa mais importante nessa história toda! Todo meu carinho por cada acesso de vocês é pouco! Muito obrigada, de coração!

Tudo o que fiz foi pensando em trazer algo de bom para vocês! Espero poder compartilhar cada nova descoberta minha e aprender cada dia mais!

Um beijo enorme pra todo mundo e que venha o aniversário de 02 anos do blog ano que vem!