terça-feira, 26 de abril de 2011

Receita: Escondidinho com Carne Moída

Gentes,
Hoje eu fiz uma receita que não é nada do outro mundo assim falando, mas que pronto é uma ma-ra-vi-lha!!!
Espero que eu saiba passar a receita direito porque se tem uma pessoa que faz as coisas sem medida, só no olhômetro, essa sou eu. Não medi nada, nem pesei, enfim... Mas vamos lá. Qualquer dúvida, perguntem!

ESCONDIDINHO COM CARNE MOÍDA


03 pedaços de macaxeira já cozidas (do tamanho de um palmo cada)
1 e 1/2 copo de leite (para bater as macaxeiras)
Sal
02 colheres sopa de manteiga
     Bata a macaxeira com o leite no liquidificador. Leve esse creme ao fogo com a manteiga, até formar um purê. Reserve.

400g de carne moída
1/2 cebola grande picada
Manteiga para refogar
Sal, Colorau e Pimenta do Reino o quanto goste.
     Refogue a carne com a manteiga e a cebola até ficar bem cozida. Desfaça os grumos de carne que formar durante o cozimento.

     Coloque a carne num refratário. Cubra com queijo muçarela. Adicione o creme de macaxeira. Finalize com queijo parmesão ralado.
    
      Forno pré-aquecido por 10 a 15 minutos ou até dourar.
      Essa quantidade rende para 03 pessoas COM FOME! Hahaha!

Bom, por mim, eu comeria só ele mesmo! Mas, quem gostar de uma saladinha verde pra acompanhar e diminuir o peso na consciência, é uma boa pedida! Haha!

Outro detalhe é com relação ao recheio. Mais simples que esse, impossível! Mas querendo incrementar com ervilhas, azeitonas, tomate etc, fica melhor ainda!!!

Até a próxima!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resenha: Creme de Soja Batavo

Olá, pessoal!
Se tem algo que na minha cozinha não pode faltar é creme de leite. Tudo, mas tudo mesmo, fica óóótemo com o danado! É sobremesa, é molho, é o "istrogonófi"... Huuuum! Amo!
Porém, cada garfada é um flash na consciência... #drama
Daí, naquelas voltinhas pelo supermercado, vi essa opção que aparentava ser mais light: Creme de Soja Batavo. Usei para fazer tipo um estrgonofe de frango.

Imagem retirada do Google

Devo ressaltar que gosto é algo muito pessoal e aqui fica a minha opinião, certo? Também não é uma resenha quanto à marca e sim quanto ao produto em si, já que temos diversas empresas que fabricam o creme de soja. O teste de hoje foi com a marca Batavo.

A textura é muito semelhante ao creme de leite de caixinha; igual, na verdade.
A cor também é branquinha, não muda.
O sabor, bem... o sabor é bem esquisito. Sabe aqueles bolos ou misturas de pudim em pó que são mega-plus-blaster artificiais? Pois bem, é quase isso. Para mim, é bem pior!
Eu coloquei um tequinho na ponta do dedo para experimentar puro e o gosto esquisito ficou impregnado na boca. Não sei se é falta de costume, mas achei muito estranho, pra não dizer ruim.

Mesmo não achando tão bom, coloquei metade da caixinha no refogado. Pensei que misturado com o molho e os temperos pudesse "normalizar". Que nada...! O sabor artificial ficou lá.
Abri uma caixinha de creme de leite normal e adicionei. Amenizou o sabor, mas dá pra perceber que tem algo "estranho" no molho.

Enfim, pra tirar todas as dúvidas se de repente não valeria a pena me acostumar com o novo paladar em nome da dieta e bem estar, li o rótulo e verifiquei as calorias e valor de sódio em comparação com o creme de leite comum. As calorias são praticamente as mesmas: 27 no de soja  (01 colher de sopa) pra 29 no normal para cada colher de sopa e meia. E, pasmem, o teor de sódio é maior no creme de soja do que na versão leite!!

Resumindo: creme de soja só mesmo pra quem é intolerante à lactose. E quer saber? Se fosse comigo, preferiria sem nada do que com ele.

Beijos!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Páscoa: sugestão de presente

Vocês já estão cansados de saber que eu tenho problemas com minha câmera e que, por isso, muitas vezes deixo de fazer os posts com fotos das coisas que fiz e experimentei.

Mas, como achei essa ideia que eu tive algo bom pra ser compartilhado, dei meu jeito e fui atrás de tirar uma foto pra mostrar a sugestão.

Como falei no post anterior, hoje em dia há muitas opções de ovos de chocolate, inclusive com brinde. Esse item acaba por conquistar quem ama brindes e cortesias, como euzinha!

Porém, quem já foi atrás de comprar os ovos já viu que eles não estão baratos. Pelo contrário. E quando vêm com brinde, pior ainda. Sem contar que sempre aparece alguém pra gente dar um ovinho e lá se vão nossos dinheiros… Daí pensei em fazer uma lembrança para a Páscoa que cabe certinho no bolso e que agradará bastante.

Imagem0058

Eu peguei uma canequinha de porcelana decorada, para fazer as vezes de brinde – o tema da canequinha, deu pra perceber, é Páscoa. Enchi de chocolates até a borda. Coloquei dentro de um saquinho, um lacinho e pronto! Não ficou uma graça? (modestia à parte!) Eu escolhi os lacinhos azul e amarelo porque são as cores do coelho da Páscoa (só faltou o vermelho! haha!)

Imagem0059

Depois pensei que seria uma ótima dica pra quem vai fazer uma festinha de aniversário nessa época do ano! Combina bastante!

Também dá pra presentear as professoras da escola, os amigos do trabalho, enfim, sair um pouco do ovo de páscoa tradicional e fazer diferente.

Essa ideia pode servir para outros eventos como Dia dos Pais, das Mães, das Crianças e Natal. Basta mudar o tema da caneca e o “recheio” delas!

Quem quiser saber onde comprei os itens, pode me mandar um comentário ou e-mail.

Espero que tenham gostado!

Beijos!

Gabi

A Páscoa tá chegando!

Gente, nem bem curti o carnaval e já estamos na Páscoa! O tempo passar depressa assim é um aviso tenebroso de que estamos ficando velhas mais rápido… #drama

Bom, mas o fato é que, além do objetivo da Páscoa em si, um outro símbolo que não pode faltar é o ovo de chocolate. A gente consegue esquecer um pouco (só um pouco meeesmo, no meu caso) a neura de dieta e manda ver.

Eu amo muito chocolate!!! Acredito e propago pra todo mundo a ideia de que o chocolate foi a melhor invenção feita pelo homem em termos de gastronomia. Pensando bem, acho que foi a melhor coisa que já puderam produzir depois da roda…!

Porém, eu também acredito que sou um pneu humanizado pois acho que só de respirar eu engordo… Aí, já viu. Eu amo o bendito mas não como o quanto eu quero e nem o tanto que eu posso…. snif!

Vamos deixar de lastimar o chocolate ainda não saboreado, né? Selecionei quatro ma-ra-vi-lho-sas opções para comer nessa Páscoa. Vale também escrever uma cartinha pro coelhinho pra pedir um… É, ué, escreve e manda. Nesses tempos de modernidade, vai que ele já aprendeu a ler! Haha!

ovos amandita e diet

serenata e cacau show

Das quatro opções, eu faria o enorme sacrifício em comer todos, menos o diet! Hahahaha! Claro, né? Depois a criatura aqui não sabe porque engorda!

Mas em tempos de dietas, o chocolate diet é uma ótima opção. Além disso, as pessoas diabéticas não passam tanta vontade nessa ápoca.

Não coloquei os preços dos ovos sugeridos porque se eles estão variando muito de supermercado pra supermercado, quanto mais de cidade para cidade. Por isso, não se esqueçam de pesquisar bastante antes de comprar!

Até mais!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aproveitando tudo: Farinha de Pão

Cansei de jogar pão amanhecido fora. Eles ficam muito duros sem qualquer condição pra partir, que dirá pra comer.

Daí, lembrei de que podia ralar os pães e fazer uma farinha de rosca caseira. E não é que deu muito certo?

Ralei 2 pãezinhos - bem amanhecidos por sinal - no ralador. Ficam uns pedacinhos que dão uma crocância boa na hora de fritar e de comer.

Guardei em um vidro de molho pronto, também reaproveitado. Se quiser, pode adicionar queijo ralado.
É bom guardar na geladeira ou em local seco e arejado.

Beijos!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sucos de Frutas – Parte 2

Continuando o post de ontem, vamos falar sobre os sucos em caixinha.

Particularmente, eu acho que a melhor opção, por ser mais saudável, ainda é o suco feito em casa, com a fruta in natura. Porém, sei que hoje em dia a praticidade muitas vezes vem em primeiro lugar.

Os sucos em caixinha vem em embalagem TetraPak, que acondiciona o líquido de modo seguro e que conserva todas as vitaminas.

Só que ontem aprendi que existe uma diferença entre eles. Existem no mercado 2 tipos: o néctar e o suco. Eu não sabia que havia diferença e como eu, vc vai se surpreender!

Suco de Fruta em Caixinha

Suco_Jandaia_Goiaba_Tetra_Pak_1_L

Os sucos prontos já vêm adoçados. Em 01 litro, são usadas de 8 a 10 frutas. Contém açúcar, mas o sabor é mais fiel ao natural. Há pouca ou nenhuma água adicionada na composição para fazer “render”.

 

Néctar de Frutas

néctar uva

Já o Néctar vendido no mercado contém METADE da quantidade de fruta usada no suco pronto, para cada litro! Além da adição de mais açúcar do que o contido no suco, eles colocam água para “render” mais. O sabor é mais artificial e mais doce.

Em termos de preço, não há uma grande diferença entre os sucos e os néctares. Na verdade, o que eu achava que era diferente era apenas a marca e nada mais.

Só mais um lembrete: no caso da uva, não encontrei nenhuma marca que produzisse o SUCO pronto na caixinha. Em todas as marcas a mesma denominação quando o sabor é esse: néctar.

Então, na ordem de ser saudável ficamos assim:

1 – suco da fruta feito em casa

2 – SUCO de caixinha

3 – NÉCTAR de fruta

 

Espero que tenham gostado!

Um beijão!

Gabi