quarta-feira, 22 de junho de 2011

Receita Minha: Camarão Cremoso

Vocês sabem eu me viro bem na cozinha. Gosto de criar as minhas maluquices gastronômicas e reinventar receitas alheias, tentando aprimorar. O problema é que algumas vezes as pessoas me pedem a receita e... eu não sei dizer como eu fiz! #quetontadázeropraela!

É isso mesmo. Eu faço as coisas na cozinha no olhômetro, sem seguir medidas. Geralmente dá certo, mas quando não dá coloco logo a culpa na falta das medidas!

Mas nesse finde eu inventei um camarão em casa e, inacreditavelmente, consegui prestar bem atenção nas medidas e depois passar pra vocês, com direito a foto e tudo! (crente que é a versão feminina do Claude Troisgros! Haha!)

Ficou bom, muito bom! E não, não é modéstia minha. Quem fizer, verá! #filósofa
Foi prática, rápida e ficou muito gostoso.
Façam e depois contem o que acharam! Se joga de garfo e faca, amigha!


CAMARÃO CREMOSO DA GABI


400g de camarão descascado e cozido (eu usei da marca Netuno - o post não é patrocinado)
200ml de leite de coco
01 copo de leite
02 colheres de sopa cheias de maisena
01 colher se sopa rasa de colorau
1/2 caixinha de creme de leite
1 cenoura ralada
1/2 pimentão verde picadinho
01 cebola picadinha
azeite, coentro, cebolinha, sal e alho a gosto

Descongele os camarões. Tempere-os com sal, alho, o metade do colorau e deixe no tempero.

Numa panela, refogue com o azeite: a cenoura, a cebola e o pimentão no azeite com o restante do colorau. Abaixe o fogo e tampe a panela.

Dissolva a maisena no leite para não empelotar. Adicione ao refogado e mexa sempre até que vire um mingau. Junte o leite de coco e continue a mexer.

Coloque os camarões com os temperos no creme ainda no fogo. Misture e tampe a panela por 5 minutinhos.

Prove o sal. Junte o creme de leite, misture e finalize com o coentro e cebolinha. ESTÁ PRONTO!!!!

Sirva com arroz branco e batata palha (mas, quem vai ligar pra esses dois? Hahaha!)

Agora vem as dicas:
 
    - Creio que deva ficar melhor ainda se vc GRATINAR esse creme no forno, coberto por queijo muçarela ou parmesão ralado até dourar.

    - Esse creme pode ser colocado sobre postas de peixe fritas ou filés de peixe grelhados. Famoso Peixe ao Molho de Camarão.
  
     - Eu comprei os camarões porque tava de liquidação promoção no supermercado. Caso esteja caro o camarão mais graúdo, pode fazer com os pequenininhos mesmo, desde que vc consiga os 400g deles já cozidos. É que os camarões diminuem muito de tamanho quando cozidos.

     - Caso haja sobras do creme (algo muito difícil mas não impossível de acontecer), é só adicionar arroz branco ao restinho e transformar num belo risoto!!

Aí, amighas, partam para o abraço, sejam felizes e que Deus nos perdoe de tanta gula!

Antes de terminar, outra coisa: a receita é minha, mas em casa você pode (e deve!) adaptar ao seu gosto, adicionando ingredientes! Só não aconselho a retirar o leite de coco e o creme de leite, pois são eles que dão a cremosidade ao prato.

Beijos!!!

2 comentários:

  1. Muito legal essa receita, vou faze-la para receber um casal de amigos na sexta aqui em casa e essa receita caiu como uma luva. Valeu Gabi! bjss

    ResponderExcluir
  2. Fran, vcs vão adorar!
    Volte aqui e conte o que vcs acharam, viu?!
    Um beijão!
    Gabi

    ResponderExcluir