segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resenha: Creme de Soja Batavo

Olá, pessoal!
Se tem algo que na minha cozinha não pode faltar é creme de leite. Tudo, mas tudo mesmo, fica óóótemo com o danado! É sobremesa, é molho, é o "istrogonófi"... Huuuum! Amo!
Porém, cada garfada é um flash na consciência... #drama
Daí, naquelas voltinhas pelo supermercado, vi essa opção que aparentava ser mais light: Creme de Soja Batavo. Usei para fazer tipo um estrgonofe de frango.

Imagem retirada do Google

Devo ressaltar que gosto é algo muito pessoal e aqui fica a minha opinião, certo? Também não é uma resenha quanto à marca e sim quanto ao produto em si, já que temos diversas empresas que fabricam o creme de soja. O teste de hoje foi com a marca Batavo.

A textura é muito semelhante ao creme de leite de caixinha; igual, na verdade.
A cor também é branquinha, não muda.
O sabor, bem... o sabor é bem esquisito. Sabe aqueles bolos ou misturas de pudim em pó que são mega-plus-blaster artificiais? Pois bem, é quase isso. Para mim, é bem pior!
Eu coloquei um tequinho na ponta do dedo para experimentar puro e o gosto esquisito ficou impregnado na boca. Não sei se é falta de costume, mas achei muito estranho, pra não dizer ruim.

Mesmo não achando tão bom, coloquei metade da caixinha no refogado. Pensei que misturado com o molho e os temperos pudesse "normalizar". Que nada...! O sabor artificial ficou lá.
Abri uma caixinha de creme de leite normal e adicionei. Amenizou o sabor, mas dá pra perceber que tem algo "estranho" no molho.

Enfim, pra tirar todas as dúvidas se de repente não valeria a pena me acostumar com o novo paladar em nome da dieta e bem estar, li o rótulo e verifiquei as calorias e valor de sódio em comparação com o creme de leite comum. As calorias são praticamente as mesmas: 27 no de soja  (01 colher de sopa) pra 29 no normal para cada colher de sopa e meia. E, pasmem, o teor de sódio é maior no creme de soja do que na versão leite!!

Resumindo: creme de soja só mesmo pra quem é intolerante à lactose. E quer saber? Se fosse comigo, preferiria sem nada do que com ele.

Beijos!

8 comentários:

  1. nao troco creme d leite por nada. Diminuo o consumo,mas deixo d utiliza-lo.

    ResponderExcluir
  2. Então, eu troquei porque amo uma novidade e depois porque pensei ser uma opção mais saudável, além de contar pra vcs aqui no blog. Valeu só pela experiência mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sou intolerante a lactose e tenho que usar produtos de soja. Fui experimentar esse creme de soja: fiz igual a você, provei no dedo e não gostei... Como era uma sobremesa, pensei que o gosto seria disfarçado, principalmente porque acrescentei condensado de soja (leite condensado) e suco de limão. Mas não consegui comer.... o gosto horrível prevalece... Eu prefiro passar mal a ter que comer isso novamente... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~Procure marcas de creme de leite em Portugal (eles lá chamam natas!). Comi comida lá feita com creme de leite de soja lá e nem consegui diferenciar. Só fiquei sabendo porque me disseram no final. Agora provei o batavo e realmente é das coisas mais horríveis que já comi na minha vida. O leite condensado é bom??

      Excluir
    2. Olha, a minha experiência foi desagradável a ponto de eu não querer provar mais nada de soja... Rsrsrs!

      Excluir
  4. Pois é... e olha que eu nem sou intolerante, comprei mais pra tstar mesmo. Pra não dizer insuportável o sabor... =/
    Por que a indústria não faz com gosto mais agradável, não é?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. E tb para quem gosta dos animais e acha que o paladar não pode justificar a exploração animal.

    ResponderExcluir